Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
PLANO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
DIGITAL DA ESCOLA
Versão 1.0|julho 2021
Autores: Equipa de Transição Digital
Data: 2021-2023
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
INTRODUÇÃO
A elaboração do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento (PADDE) obedeceu a várias etapas e norteou-se
por documentos de referência, tendo por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão
Europeia, DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da
organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das
Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração do PADDE do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (AELC) teve em conta diversas etapas, desde a recolha de
evidências, a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico, Check-in (ferramenta que permitiu compreender o nível
de proficiência digital dos docentes do Agrupamento) e SELFIE (que permitiu compreender como a tecnologia estava integrada no
AELC e era utilizada, e em que medida contribui para os processos de ensino e de aprendizagem, através das perspetivas de
dirigentes, professores e alunos), na análise, interpretação e reflexão dos resultados alcançados; implementação num período
temporal em que o plano é desenvolvido na prática; monitorização das ações e avaliação.
1.1. Dados da Escola
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho investe na educação e na formação escolar de crianças, jovens e adultos, proporcionando
percursos escolares desde a educação pré-escolar até ao final do ensino secundário. O serviço educativo prestado aos alunos que
frequentam este Agrupamento visa, também, para além da educação e formação escolar, outros traços bem distintos, tais como:
a abertura à inovação, a competência dos seus profissionais, a destacada vertente humana no acompanhamento muito próximo
dos alunos pelos docentes, bem como a atenção e a disponibilidade de todos os recursos humanos para responder às suas
necessidades, a melhoria e manutenção dos espaços educativos e o diálogo constante com as entidades locais.
O Agrupamento desenvolve todos os esforços para dar a resposta mais adequada a cada aluno atendendo às suas potencialidades,
expectativas e necessidades, proporcionando a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade.
A criação de espaços/ambientes educativos inovadores, com recursos tecnológicos, serão ferramentas fundamentais na mudança
de práticas letivas e pedagógicas, abrindo caminho novas estratégias, metodologias e procedimentos pedagógico-didáticos. (in
Projeto Educativo do AELC).
A elaboração deste Plano teve em conta diversas etapas, desde:
- recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico, Check-IN e SELFIE.
- análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados.
Equipa de Transição Digital
Nome
Função
Área de atuação
José António Fernandes Martins Rocha
Diretor
Direção/Física Química
João Nuno da Silva Soeiro de Carvalho
Coordenador da Equipa
Educação Física
Ana Paula Fernandes Sousa
Coordenadora das Bibliotecas
Português/Biblioteca
Paulo Jorge Branco Pinto Taveira
Professor Matemática
Matemática
Vítor Hugo Martins Leonardo
Professor Ensino Profissional
Multimédia
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Informação Geral da Escola
Nº de estabelecimentos escolares
Nº de alunos
Nº de professores
Nº de pessoal não docente
Escola TEIP
Período de vigência do PADDE
2021_2023
Data de aprovação em Conselho Pedagógico
22 de julho de 2021
Data de aprovação em Conselho Geral
17 de fevereiro de 2022
1.2. Resultados globais do diagnóstico
SELFIE
Período de aplicação
10 de maio a 21 de maio
CHECK-IN
Período de aplicação
11 a 18 de janeiro
1
Total do AELC
2
universo 187 em janeiro 2021
Participação
Nível de ensino
Dirigentes
Professores
Alunos
Convidados
Participação
%
Convidados
Participação
%
Convidados
Participação
%
1º ciclo
3
3
100
20
18
90
93
96
103
2º ciclo
4
4
100
27
21
78
221
217
98
3º ciclo
4
4
100
39
34
87
404
376
93
Secundário geral
6
6
100
32
26
81
356
335
94
Secundário
profissional
2
2
100
9
8
89
86
85
99
« outro »
----------
------------
-----
-------------
------------
---
-------------
--------------
----
Participação
Nº de respondentes
180
2
%
95%
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Outros Referenciais para Reflexão
O questionário SELFIE permitiu compreender como a tecnologia está integrada no AELC e é utilizada, e em que medida contribui
para os processos de ensino e de aprendizagem, através das perspetivas de dirigentes, professores e alunos.
Após a dinâmica desenvolvida para a participação, tanto para o Check-in como para a SELFIE, verificaram-se taxas bastante
elevadas de envolvência da comunidade escolar. Embora não seja significativo, referem-se os dados relativos ao ciclo, em
que a taxa de participação foi de 93% dos alunos, pelo facto de à data estarem muitos alunos deste ciclo em isolamento
profilático, não tendo a sensibilização junto dos mesmos surtido o efeito desejado. o contrário aconteceu junto dos alunos
do 1º ciclo, em que se ultrapassou a meta definida, pelo facto de alguns alunos, que normalmente têm uma assiduidade
reduzida, terem estado presente e respondido à SELFIE.
1.3. A História Digital da Escola: Diagnóstico
3
Controlo de ausências dos alunos
Infraestruturas e Equipamentos [Dados do SELFIE]
Valores médios
Dirigentes
Professores
Alunos
1º ciclo
3,0
3,0
3,1
2º ciclo
2,9
2,8
3,3
3º ciclo
2,9
3,1
3,4
Secundário geral
2,8
3,0
3,2
Secundário profissional
4,4
3,4
3,7
« outro »
-------------
-------------
-------------
Disponibilidade de acesso e de equipamentos dos alunos em casa [Dados da Escola]
Em %
Computador
Internet
1º ciclo
-
-
2º ciclo
77% (172 em 254)
97% (218 em 224)
3º ciclo
83% (312 em 374)
97% (363 em 374)
Secundário geral
-
-
Secundário profissional
-
-
« outro »
-
-
Serviços Digitais
Assinale com um X
Sim
Não
Sumários digitais
x
-
Controlo de ausências
x
3
-
Contato com Encarregados de Educação
x
-
Outros (indicar): ----------------------------------------------------------------------------------
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Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Gestão de sistemas: indique o processo de gestão
Sumários Digitais: E360
Controlo de ausências dos Alunos: E360
Controlo de ausências dos docentes pontualmente: E360
Contacto com o E.E.: Mail institucional (Office 365)
Teams: Reuniões, Chamadas/Contactos com alunos e Encarregados de Educações/ Arquivo de Informação/ Trabalho
Colaborativo entre professores, professores e alunos e entre alunos-alunos.
Aplicações da JPMAbreu : GIAE; Contab / GPV / SASE
1.4. A História Digital da Escola: Dimensão Pedagógica
Em termos de história digital do Agrupamento existe um longo percurso desde o Projeto MINERVA, Internet na Escola, Plataforma
Moodle, Projeto Nónio XXI/CRIE; Plano Tecnológico da Educação (PTE); Projeto Magalhães; Orientações Curriculares para as TIC
no 1.º CEB; Plano da Matemática (QIM).
4
Média obtida nas respostas do 3º ciclo, sec. e prof.
5
Média obtida nas respostas do 3º ciclo, sec. e prof.
Resultados por dimensão [Dados do SELFIE]
Valores médios dos resultados (1 a 5)
Pedagogia: Apoio e Recursos
Pedagogia: Aplicação em Sala de Aula
Práticas de Avaliação
Competências Digitais dos Alunos
Nível de competência dos docentes por área (em %) [Dados do Check-In]
Área
Nível 1
Nível 2
Nível 3
Recursos digitais
45,5
47,8
6,7
Ensino e aprendizagem
52,8
37,7
9,5
Avaliação
40,6
52,2
7,2
Capacitação dos aprendentes
45
41,7
13,3
Promoção da competência digital dos aprendentes
55
38,4
6,7
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Comentários e reflexão
Decorrente da análise do Check-in: O nível da competência digital da maioria dos docentes do Agrupamento situa-se no A1 e
A2, nomeadamente, nas áreas “Ensino e aprendizagem” e “Promoção da competência digital dos aprendentes”, no entanto,
existe uma aproximação ao nível B1 e B2. De salientar a área “Avaliação” onde se situam mais de 50% no nível 2.
Como ponto forte refere-se a área “Capacitação dos aprendentes” em que 13,3% dos docentes revela um nível 3 de
competência.
Ao nível dos recursos digitas, 47,8% dos docentes usa websites e estratégias de pesquisa para encontrar e selecionar uma gama
de diferentes recursos digitais, e, ainda, cria os seus próprios recursos digitais e modifica os existentes para adaptá-los às suas
necessidades.
Na área “Ensino e aprendizagem”, 52,8% dos docentes situa-se no nível 1 no que diz respeito: à ponderação como, quando e
porque usar tecnologias digitais na sala de aula, para garantir que elas sejam usadas com valor acrescentado; monitorização das
atividade e interações dos seus alunos nos ambientes colaborativos online; utilização das tecnologias digitais para adquirir e
documentar conhecimento quando trabalham em grupo; uso das tecnologias digitais para permitir que os alunos planifiquem,
documentem e monitorizem as suas aprendizagens.
Na área “Avaliação”, 52,2% dos docentes situa-se no nível 2: Utilização de ferramentas de avaliação digital para monitorizar o
progresso dos alunos; Analisa todos os dados disponíveis para identificar os alunos que precisam de apoio adicional,
nomeadamente, envolvimento dos alunos, desempenho, classificações, participação…; Utiliza as tecnologias digitais para
fornecer feedback positivo.
Na área “Capacitação dos aprendentes” a maioria situa-se no nível 2 e 3, no que se refere a: criação de tarefas digitais para os
alunos, tendo em linha de conta e abordando potenciais dificuldades práticas ou técnicas; Utilização de tecnologias digitais para
proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem personalizadas; utilização de tecnologias digitais para os alunos
participarem ativamente nas aulas.
Na área Promoção da competência digital dos aprendentes”, 55% situa-se no nível 1, no que concerne: Ensinar aos alunos
como avaliar a fiabilidade da informação, identificar desinformação e informação enviesada; Preparação de tarefas que
requerem que os alunos usem meios digitais para comunicarem e colaborarem uns com os outros ou com um público externo;
Preparar tarefas que requerem que os alunos criem conteúdo digital; Ensinar os alunos a usar tecnologia digital de forma segura
e responsável.
1.5. A História Digital da Escola: Dimensão Organizacional
Resultados por dimensão [Dados do SELFIE]
Valores médios dos resultados (1 a 5)
Liderança
Colaboração e trabalho em rede
Desenvolvimento profissional contínuo
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Competências Digitais Comunidade Educativa
Encarregados de Educação
Irá ser realizado no início do próximo ano letivo um levantamento das competências digitais dos Encarregados de Educação.
Pessoal não docente
Durante o ano letivo em curso 2020/ 2021 decorreu uma ação de formação que envolveu a quase totalidade do pessoal não
docente no sentido de desenvolverem competências digitais (utilização de correio eletrónico).
Sistemas de informação à gestão
Sumários Digitais: E360
Controlo de ausências dos Alunos: E360
Controlo de ausências dos docentes pontualmente: E360
Contacto com o E.E.: Mail institucional (Office 365)
Teams: Reuniões, Chamadas/Contactos com alunos e Encarregados de Educações/ Arquivo de Informação/ Trabalho
Colaborativo entre professores, professores e alunos e entre alunos-alunos.
Aplicações da JPMAbreu: GIAE; Contab / GPV / SASE
Comentários e reflexão
No que se refere aos docentes, e tendo em conta o nível de competência digital e envolvimento profissional obtido através do
Check-in (48,9% no nível 1; 46,1% no nível 2 e 5% no nível 3) pode verificar-se que a utilização de canais de comunicação para
melhorar o contacto com alunos, encarregados de educação e colegas, a utilização de tecnologias digitais para o trabalho
colaborativo dentro e fora da instituição educativa, o desenvolvimento ativo de práticas de ensino digital, bem como a
participação em oportunidades de formação online deverão ser áreas a melhorar. Confrontando com os dados obtidos na
SELFIE nas dimensões “Liderança”, “Colaboração e trabalho em rede” e “desenvolvimento profissional contínuo” em que a
média se situa em 2,7, reforça-se a necessidade de uma reflexão e intervenção.
Relativamente aos dados obtidos na SELFIE:
Pontos fracos (áreas a melhorar):
Apoio e recursos:
- Recursos educativos online, principalmente no 3º ciclo (Dirigentes);
- Análise dos progressos nos 1º, 2º e 3º ciclos.
Pedagogia: aplicação em sala de aula:
Nível de competência dos docentes por área (em %) [Dados do Check-In]
Área
Nível 1
Nível 2
Nível 3
Envolvimento profissional
48,9
46,1
5,0
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
- Adaptação às necessidades dos alunos; Promoção da criatividade; Colaboração entre os alunos; Projetos
transdisciplinares;
- Orientação profissional, no ensino profissional.
Práticas de avaliação:
- Feedback aos alunos em todos os ciclos de ensino.
Competência digital dos alunos:
- Aprender codificação ou programação.
Liderança:
- Estratégia digital;
- Desenvolvimento da estratégia com os professores;
- Novas formas de ensino;
- Participação das empresas na estratégia.
Colaboração e trabalho em rede:
- Análise dos progressos, nos 1º, 2º e 3º ciclos.
Pontos fortes:
Pedagogia:
- Recursos digitais online;
- Comunicação com a comunidade escolar;
- Comportamento seguro;
- Comportamento responsável;
- Aprender a comunicar.
Desenvolvimento profissional contínuo.
2.1. Objetivos do PADDE
Visão e objetivos gerais
Com este Plano pretende-se, entre outros objetivos, melhorar as aprendizagens e os resultados escolares, adquirir
competências necessárias ao ensino neste novo contexto digital, desenvolver a literacia e competências digitais dos docentes,
desenvolver competências digitais em crianças e jovens e integrar o digital no processo de ensino e de aprendizagem. A
capacitação dos docentes tem cada vez mais um papel determinante no alicerçar da integração transversal do Digital nas suas
práticas profissionais e pedagógicas, na vida da escola, nas suas rotinas e procedimentos diários, na vida dos alunos, nas suas
práticas de aprendizagem e exercício de cidadania.
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), tendo por base o quadro conceptual dos documentos
específicas orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu Quadro Europeu de
Competência Digital para Educadores, que sintetiza os esforços nacionais e regionais para captar as competências digitais dos
educadores propondo um modelo de progressão para ajudar os mesmos a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital
e o DigCompOrg que consiste numa ferramenta que permite orientar processos de autorreflexão sobre o progresso rumo à
integração e implementação de tecnologias digitais, planear medidas estratégicas e facilitar a transparência e comparação de
iniciativas ao nível europeu.
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
As áreas de intervenção do PADDE incidem nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais:
Envolvimento Profissional; Ensino e Aprendizagem; Avaliação das Aprendizagens; Desenvolvimento Profissional Contínuo e
Liderança.
Tendo em conta os referenciais que nortearam o caminho a seguir pelo AELC e após análise e reflexão dos dados constantes no
Check-in e SELFIE, evidenciando-se os pontos fortes e a áreas a melhorar, foram definidos os objetivos gerais e específicos do
PADDE do AELC, espelhados nas dimensões fundamentais: a dimensão pedagógica, a dimensão organizacional e a dimensão
tecnológica.
Objetivos Gerais:
Incentivar o recurso a práticas pedagógicas que incluam o digital;
Recorrer ao digital tendo como referências as orientações europeias e nacionais;
Melhorar as aprendizagens e os resultados escolares;
Adquirir competências necessárias ao ensino neste novo contexto digital;
Desenvolver a literacia e competências digitais dos docentes;
Desenvolver competências digitais dos alunos;
Integrar o digital no processo de ensino e de aprendizagem.
Objetivos específicos:
A nossa estratégia de atuação assentará em:
Dimensão tecnológica:
Utilizar ferramentas digitais para análise de progressos dos alunos e fornecer feedback de qualidade;
Dimensão pedagógica:
Recorrer a ferramentas digitais, para a recolha e análise de dados de avaliação, quer para melhorar práticas, quer para
dar feedback e fomentar a autorregulação das aprendizagens;
Dimensão organizacional:
Criar de uma estratégia digital no Agrupamento que forneça uma visão geral de toda a atividade online e canais digital.
Parceiros
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego conta com o envolvimento de diversos parceiros educativos no
funcionamento do Agrupamento bem como o estabelecimento de protocolos com entidades exteriores ao Agrupamento, para
a concretização de componentes curriculares específicas.
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Objetivos
Dimensão
Parceiros
Objetivo
Métrica
Prioridade
Tecnológica e digital
Câmara Municipal de
Lamego / Lamego
Convida/Lamego Educa
Associação de Pais e
Encarregados de
Educação do AELC
CEFOP LART
Rede de Bibliotecas
Escolares
Contribuir para a
implementação do
PADDE, através de
estratégias digitais no
Agrupamento (formação,
recursos digitais...).
De 90% a 100% dos
docentes do
Agrupamento realiza
formação no âmbito do
plano de transição digital.
1
Pedagógica
Câmara Municipal de
Lamego Lamego Educa
Museu de Lamego -
Serviços Educativos
Rede de Bibliotecas de
Lamego
CEFOP-LART
Museu do Douro
TRC
Parque Biológico
Contribuir para
implementar e/ou
divulgação de projetos
transdisciplinares no
Agrupamento.
Percentagem de projetos
desenvolvidos.
1
Organizacional
Câmara Municipal de
Lamego
Rede de Bibliotecas de
Lamego
CTOE
PSP
GNR
Contribuir para melhorar
a comunicação e o ensino
com as tecnologias
digitais.
(a definir)
2
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
2.2. Planeamento de atividades e cronograma
Atividades e cronograma
Dimensão
Atividade
Objetivo
Intervenientes
Data
Tecnológica e
digital
1. Utilização de ferramentas digitais, em situação de
ensino presencial, e/ou a distância, para análise dos
progressos dos alunos e fornecer feedback de
qualidade, pelos menos uma vez por período:
Utilização da ferramenta Tarefas e Forms
na Plataforma Teams;
Formação específica no âmbito de uma ou
duas ferramentas digitais (Teams).
Utilização de ferramentas e aplicativos do
Office e outras para o processo ensino e
aprendizagem para fins avaliativos.
1. Recorrer a ferramentas digitais, para a recolha
e análise de dados de avaliação, quer para
melhorar práticas, quer para dar feedback de
qualidade e fomentar a autorregulação das
aprendizagens.
2. Usar tecnologias digitais para permitir aos
aprendentes recolherem informação e
registarem progressos.
3. Usar ferramentas de avaliação digital para
monitorizar o processo de aprendizagem e
obter informação sobre o progresso dos
aprendentes.
Docentes /CT
Alunos de todos os ciclos
Bibliotecas Escolares
Ano letivo
2021/2023
Pedagógica
1. Aplicação de práticas pedagógicas em sala de aula para
adaptação às necessidades dos alunos; promoção da
criatividade; colaboração entre os alunos e projetos
transdisciplinares:
Utilização de ferramentas que facilitem a
comunicação entre os intervenientes, de
forma segura (cidadania digital);
Criação/exploração de ambientes de
aprendizagem colaborativa que incidam em
projetos transdisciplinares;
Reuniões de professores/Assembleias de
turma online.
1. Criar ambientes de aprendizagem colaborativa
que incidam em projetos transdisciplinares, de
forma proativa e investigativa e no exercício de
cidadania.
2. Usar tecnologias digitais para dar resposta
individual às necessidades especiais dos alunos.
3. Partilhar dados, informação e conteúdo digital
com outros, através de tecnologias digitais
adequadas.
Docentes /CT
Alunos de todos os ciclos
Ano letivo
2021/2023
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
Comentário e reflexão
As competências digitais são essenciais para o exercício pleno da cidadania, uma população ativa mais qualificada dá lugar a novas formas de trabalho. As competências digitais são
igualmente da maior imporncia para o desenvolvimento de um pensamento crítico e multifacetado, e para promover a inclusão, a autonomia o bem-estar e a justiça social. É nosso
propósito a utilização das tecnologias digitais para a conceção de novas soluções para problemas de natureza diversa, para a integração de conhecimento interdisciplinar.
Organizacional
1. Envolvimento dos professores numa comunidade de
prática para exploração de formas de melhorar a
comunicação e o ensino com as tecnologias digitais.
Promoção da utilização de forma adequada de
ferramentas para desenvolver trabalho
colaborativo que, entre outros, facilitem a
inclusão (p. ex. software/plataforma de
colaboração em equipa e serviços online
baseados em nuvem: Teams);
Promoção normas de conduta a seguir em
ambientes digitais para colaborar, partilhar e
interagir com outros. (Cidadania Digital:
campanhas de
sensibilização/cibersegurança/direitos
humanos no digital...)
Promoção de Proteção de Dados e
Privacidade.
1. Apoiar os professores a experimentar novas
formas de ensinar com as tecnologias digitais.
2. Realizar sessões de sensibilização para o uso
responsável dos equipamentos.
3. Garantir o acesso equitativo e seguro às
ferramentas digitais, melhorando os meios de
comunicação digital nos diferentes contextos.
4. Monitorizar e refletir sobre as medidas
implementadas.
Direção
Coordenadores de Departamento
Bibliotecas Escolares
Ano letivo
2021/2023
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
2.3. Plano de comunicação com a comunidade
Estratégia e mensagem chave
Dado que a tecnologia está tão presente e tão enraizada nas nossas vidas, definiram-se ações direcionadas, divulgadas e
realizadas com e para os diferentes intervenientes pretendendo reforçar e desenvolver a literacia digital da comunidade
educativa.
"Se nós virmos sempre como sempre vimos, seremos sempre como sempre fomos, e vamos fazer sempre
como sempre fizemos." (Fonte desconhecida, in: Todd, Ross - Transições para futuros desejáveis das bibliotecas escolares)
Ao iniciarmos este caminho, o Plano de Desenvolvimento Digital do Agrupamento de Escolas Latino Coelho surge como uma
oportunidade de desenvolvimento a vários níveis, potenciador das aprendizagens dos alunos, das práticas pedagógicas dos
docentes, reduzindo as desigualdades, promovendo a inclusão e modernizando o funcionamento do Agrupamento.
Realça-se, ainda, a colaboração e o trabalho em rede que potencia um ambiente diferente, que se traduz numa atmosfera de
criatividade, diversidade de pensamento e de aprendizagem dentro de um contexto mais rico de investigação e de resolução de
problemas. O trabalho colaborativo possibilita a discussão de ideias, a procura de consensos e a superação de conflitos, tende
a aumentar o grau de satisfação dos docentes, incentivando maior envolvimento na apropriação de novos conhecimentos e
resolução de problemas, para além da construção de novas práticas pedagógicas, com impacto decisivo na melhoria das
aprendizagens dos alunos.
Plano de comunicação
Destinatários
Meios
Data
Responsável
Professores
Correio eletrónico
Plataforma Teams
SharePoint
Conselho Pedagógico
Reunião Geral online para:
Divulgação dos resultados / dados do
Check-in e Selfie - Início do ano letivo;
Colocação online / Página do
Agrupamento / Newsletter do
Agrupamento - Início do ano letivo
2021/2022;
Conselho Pedagógico -22 julho 2021;
Conselho Geral 17 fevereiro 2022.
Equipa PADDE
Alunos
Correio eletrónico
Plataforma Teams
Redes sociais (WhatsApp/...)
...
Início do ano letivo 2021/2022.
Coordenador de DT
Diretores de turma
Titulares de Turma
Docentes
Organizacional
Página do AELC
Plataforma Teams
(Realização de um deo informativo
explicativo do que é o PADDE) Julho
2021.
Equipa PADDE
Encarregados de
Educação
Correio eletrónico
Plataforma Teams
Redes sociais (WhatsApp/...)
Blogues das Bibliotecas Escolares
Início do Ano Letivo 2021/2022.
Diretores de turma
Titulares de Turma
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
2.4. Monitorização e avaliação
Comunidade
Educativa
Página do Agrupamento AELC.
Newsletter do AELC
SharePoint
Início do Ano Letivo 2021/2022.
Indicadores para monitorização
Dimensão
Objetivo
Métrica
Indicador
Fonte/Dados
Periodicidade
Tecnológica e
digital
Recorrer a
ferramentas digitais,
para a recolha e
análise de dados de
avaliação, quer para
melhorar práticas,
quer para dar
feedback e fomentar
a autorregulação das
aprendizagens.
Todas as turmas de
todos os ciclos de
ensino usam, pelo
menos uma vez por
semana, por disciplina,
a plataforma digital em
atividades presenciais.
Número de turmas
que usam a
plataforma digital.
Dados recolhidos
através das
plataformas
digitais:
questionários,
grelhas de
observação,
relatórios...
Trimestral
Pedagógica
Envolver os
professores na
criação/exploração e
utilização de
ferramentas digitais
que permitam a
análise dos
progressos no ensino
e aprendizagem.
90% dos docentes
envolvidos por ciclos;
Ferramentas utilizadas
para análise dos
progressos dos alunos.
A definir em função
dos inquéritos a
realizar e grelhas a
aplicar.
Dados recolhidos
através do
Teams.
Trimestral
Organizacional
Elaborar relatórios.
Envolver os
professores numa
comunidade de
prática para
exploração de formas
de melhorar a
comunicação e o
ensino com as
tecnologias digitais.
A definir em função
dos inquéritos a
realizar.
Reformulação do
PADDE
decorrente da
monitorização:
aferir os
progressos e
verificar os
resultados.
Trimestral
Agrupamento de Escolas Latino Coelho - Lamego
Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola
A monitorização e avaliação do PADDE terá em conta:
Adequação
Alinhamento dos objetivos com os resultados do diagnóstico e com o contexto
Adequação das estratégias à consecução dos objetivos
Adequação dos recursos e parcerias a mobilizar
Exequibilidade
Exequibilidade do plano no período de vigência proposto
Exequibilidade da calendarização das ações propostas de acordo com o período de
vigência do plano
Exequibilidade do conjunto das ações propostas
CONCLUSÃO
O PADDE é um documento aberto, em constante construção, e que se fundamentou no diagnóstico efetuado no
Agrupamento de Escolas Latino Coelho, através do Check-in e da Selfie e que nos permitiu verificar, através de dados
sustentados e fiáveis, o nível de proficiência digital dos docentes e como é que as ferramentas digitais eram usadas no
Agrupamento, revelando os pontos fortes e as fragilidades, para se poder elaborar e implementar um plano de melhoria
exequível.