INTRODUÇÃO
A elaboração do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento (PADDE) obedeceu a várias etapas e norteou-se
por documentos de referência, tendo por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão
Europeia, DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da
organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das
Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração do PADDE do Agrupamento de Escolas Latino Coelho (AELC) teve em conta diversas etapas, desde a recolha de
evidências, a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico, Check-in (ferramenta que permitiu compreender o nível
de proficiência digital dos docentes do Agrupamento) e SELFIE (que permitiu compreender como a tecnologia estava integrada no
AELC e era utilizada, e em que medida contribui para os processos de ensino e de aprendizagem, através das perspetivas de
dirigentes, professores e alunos), na análise, interpretação e reflexão dos resultados alcançados; implementação num período
temporal em que o plano é desenvolvido na prática; monitorização das ações e avaliação.
1.1. Dados da Escola
O Agrupamento de Escolas Latino Coelho investe na educação e na formação escolar de crianças, jovens e adultos, proporcionando
percursos escolares desde a educação pré-escolar até ao final do ensino secundário. O serviço educativo prestado aos alunos que
frequentam este Agrupamento visa, também, para além da educação e formação escolar, outros traços bem distintos, tais como:
a abertura à inovação, a competência dos seus profissionais, a destacada vertente humana no acompanhamento muito próximo
dos alunos pelos docentes, bem como a atenção e a disponibilidade de todos os recursos humanos para responder às suas
necessidades, a melhoria e manutenção dos espaços educativos e o diálogo constante com as entidades locais.
O Agrupamento desenvolve todos os esforços para dar a resposta mais adequada a cada aluno atendendo às suas potencialidades,
expectativas e necessidades, proporcionando a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade.
A criação de espaços/ambientes educativos inovadores, com recursos tecnológicos, serão ferramentas fundamentais na mudança
de práticas letivas e pedagógicas, abrindo caminho novas estratégias, metodologias e procedimentos pedagógico-didáticos. (in
Projeto Educativo do AELC).
A elaboração deste Plano teve em conta diversas etapas, desde:
- recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico, Check-IN e SELFIE.
- análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados.